quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O bāchan


Ontem vi uma cena na rua, que mais uma vez me emocionou. Caminhavam em minha direção uma senhora idosa, de origem japonesa, entre 2 jovens que poderiam ser suas netas, elas a amparavam com muita delicadeza.

Nascida e criada no bairro de maior população japonesa de São Paulo isso não é inédito pra mim, sempre foi algo que me chamou a atenção nessa cultura (que confesso não tenho muita afinidade), porém eu sempre admirei o respeito a atenção, e arriscaria dizer até os mimos que eles dispensam aos mais velhos.

Há muitos anos a velhice chegava cedo.

Houve época em que, aqueles que completavam 40 anos eram “respeitosos senhores e senhoras”. Eram sisudos, usavam roupas sérias. Estavam na velhice.

Com o aumento da expectativa de vida, a velhice foi sendo jogada para a frente.

50, 60, 70, 80 anos ... Não é possível determinar exatamente seu início. Varia de uma pessoa para outra, assim como é vista de maneira diversa por quem a avalia.

Para uma criança, velho é quem tem mais de 30 anos. E para alguém que chegue aos 60 em plena saúde, a velhice está distante.

De qualquer forma, quando a velhice vai se instalando, dá para notar seus sinais.

Dirijo meu carro para cá e para lá, nas cidades e nas estradas, vou só aos médicos e aos laboratórios, faço nossas compras sem ajuda, organizo as festinhas de família e a de Natal. E, é claro, mimo a todos que posso.

Sou próxima de alguns “velhinhos”, passei a lhes dedicar novos cuidados, entendo que eles estão liberados de algumas correrias e dou mimos à eles.

Tudo bem. Estou forte e sou independente.

Como uma "quase velhinha"...rsssss espero ser para meus pais
cuidadora, respeitosa e mimá-los enquanto puder e sempre que necessitarem.

3 comentários:

Syl disse...

Só não sei se vai ter quem te mime qdo vc fica velhinha.....

minha amada esquecidinha, contadora da mesma história... perigosa explodidora de fogões... kk

te amo sempre....

Eneida disse...

Pelo tom do comentário acima e com o fechamento: ""te amo sempre"", tudo me leva a pensar, que terei ""alguém"" para me mimar!!!!

Syl disse...

mto bem percebido!!!!